segunda-feira, 12 de março de 2018

Grooming Online: aliciamento de crianças e jovens através da Internet




O aliciamento de crianças e jovens através da internet, essencialmente pelo recurso a redes sociais ou chats, tem sido cada vez mais discutido sob a designação de Grooming Online. Este fenómeno tem sido alvo de preocupação e estudos a nível internacional, tendo levado a modificações legislativas de forma a proteger as crianças e jovens deste tipo de vitimação. O Grooming Online ainda não está qualificado como fenómeno criminal e, em Portugal, até à data não se encontraram dados sobre o mesmo, pelo que o estudo do livro Grooming Online: um estudo exploratório em Portugal é de grande importância no nosso país.

Nesta obra as autoras exploram a dimensão do fenómeno em Portugal bem como analisam o conhecimento dos jovens sobre o mesmo. Dado que se trata de um tema pouco abordado, a leitura da presente obra oferece aos leitores conhecimento sobre as experiências, percepções e inseguranças dos jovens acerca do Grooming Online, bem como revela números de vitimação. As autoras optaram um estudo exploratório de natureza quantitativa e recolheram dados através de um questionário. A amostra foi constituída por 151 participantes, 76 (50,3%) do sexo masculino e 75 (49,7%) do sexo feminino.

O Grooming Online é também um tópico central no primeiro livro da coleção Alerta Premika! Risco online detetado - Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta? , uma coleção para crianças do 1.º e 2.º ciclos no âmbito da segurança na Internet.


Para além da história, o livro-jogo possui um conjunto de “dicas” para navegar na Internet em segurança, que podem ser lidas e discutidas em família, e um glossário.

Sem comentários:

Enviar um comentário