terça-feira, 12 de março de 2019

Livros / Há mais mundo para além do ecrã do telemóvel ou tablet

 
 

Durante a semana de 11 a 15 de março, as escolas, sob o lema "Hoje leitor, amanhã leitor",  encontram-se a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo. 
Para além de te recomendarmos a leitura do primeiro livro da coleção "Alerta Premika! Risco online detetado", apresentamos-te  100 Atividades sem Ecrã para Te Divertires da autoria de Kris Hirschmann/Elsa Paganelli, Texto Editores. 
 
Quem não gosta de ver as séries favoritas na televisão, acompanhar o Youtuber favorito, enviar mensagens aos amigos ou seguir as publicações no Instagram de uma qualquer celebridade?
Mas a verdade é que, por muito atrativas que sejam as tecnologias (e não há dúvida que o são!), há todo um mundo que não cabe nos ecrãs. Um mundo real em que podemos interagir de facto com os outros, em vez de nos fecharmos em nós mesmos com a ilusão de que estamos em contacto com todos. Além disso, os jogos têm a vantagem de favorecerem a criatividade, ao mesmo tempo que estimulam tanto o nosso físico como o intelecto.
Nesta centena de atividades que dispensam os aparelhos tecnológicos encontramos de tudo um pouco: como aprender a fazer torradas coloridas ou espetadas de chocolate e marshmallow, procurar tesouros escondidos no quintal, fazer uma pinhata de balões de água ou até construir uma pista de obstáculos. Para fazer tudo isso basta largar o telemóvel por umas horas… (Sérgio Almeida, JN)

Sem comentários:

Enviar um comentário