quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O livro infanto-juvenil “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?" já está disponível para venda



O livro infanto-juvenil “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?”, o primeiro volume da coleção “Alerta Premika! Risco online detetado” foi lançado no dia 18 de novembro, na livraria Barata, Lisboa. Este livro foi editado pelo Centro deEstudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio àCriança e pela editora Teodolito. A apresentação do livro esteve a cargo de Cristina Ponte, professora Associada com Agregação na Universidade Nova de Lisboa e coordenadora do projeto EU KidsOnline Portugal. A seguir ao lançamento foi dinamizada uma pequena tertúlia sobre “Crianças e internet, riscos e oportunidades”, pela Dra. Cristina Ponte. 





Este evento inseriu-se na comemoração do 28º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, promovendo o direito das crianças e jovens a fazerem escolhas conscientes e informadas sobre a sua participação (ou não) online, o direito à literacia digital e a desenvolverem capacidades para usar e lidar criticamente com as tecnologias.

O lançamento contou com a presença de professores e educadores, professores-bibliotecários, Escola Segura, representantes de várias instituições, os parceiros do projeto - EU KIDS Online PT, Centro Internet Segura e a Associação RevolutionArt-, assim como com as crianças e as suas famílias acompanhadas pela equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) - Zona Centro (Lisboa) - do IAC-Projecto Rua e as alunas do 9ºE do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro que nos apresentaram duas canções - uma a capella e um Rap - sobre a segurança na Internet: “Os nossos conselhos” e “Ouve a mana”.





Na impossibilidade da Banda Cambraia atuar ao vivo (estavam a dar um concerto, em Braga), deixaram-nos uma gravação com uma canção e uma “conversa” com a Premika, a andróide do futuro, que chegou a tempo ao lançamento e alegrou pequenos e graúdos.

A coleção “Alerta Premika! Risco online detetado” apresenta-se como um instrumento lúdico-pedagógico para crianças entre os 8 e os 11 anos no âmbito da segurança na Internet. Os livros “Ameaça nas redes sociais! E agora, Marta?” e “Um jogo online arriscado: e agora, Tiago?” (a publicar brevemente) têm como base as narrativas recolhidas no terreno, pela investigadora Teresa Castro, e que deram corpo a esta coleção escrita a três mãos por Cláudia Manata, Raquel Palermo e Teresa Castro.






As histórias são construídas passo a passo com base em escolhas que levam a diferentes desenlaces. Esta metodologia, além de dinâmica e reflexiva, pretende envolver as gerações na condução do enredo convidando adultos e crianças a dialogarem sobre os desafios e as oportunidades presentes num mundo cada vez mais digital.

A coleção conta com o blog http://alertapremika.blogspot.pt/ e uma página no Instagram  https://www.instagram.com/marta_matuta/





O livro estará à venda a partir da próxima semana na FNAC e na Bertrand e nas livrarias habituais. Pode adquirir, também, o seu exemplar no Centro de Estudos, Documentação e Informação sobre a Criança do Instituto de Apoio à Criança: iac-cedi@iacrianca.pt

A partir de janeiro, o livro será apresentado em várias escolas do país. Estejam atentos ao nosso blog e a todas a notícias sobre as atividades agendadas.




Sem comentários:

Enviar um comentário