terça-feira, 18 de setembro de 2018

Alerta Premika! Risco Online Detetado



Olá, olá!

Estamos de volta! E connosco a nossa androide Premika e os seus amigos Marta, Tiago e Manel. Vamos ter novidades relativamente à coleção. Desta vez, é o Tiago que se mete em sarilhos…! O que será que lhe acontece?

Entretanto, vamos relembrar a apresentação das aventuras da Marta, na companhia da sua amiga e conselheira Premika. Estivemos em muitas escolas do país continental e nos Açores e falámos de coisas importantes sobre a navegação segura na Internet, com os meninos e as meninas, mas também nos divertimos muito com a nossa Premika.

Fizemos 44 sessões em escolas públicas e privadas, para alunos, pais e técnicos, promovemos debates em Lisboa, Braga, Coimbra e Ponta Delgada, e contámos com a colaboração de investigadores/professores, coordenadores da Polícia Judiciária e técnicos da Comissão da Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ): Dra. Cristina Ponte (Universidade Nova de Lisboa) Dra. Altina Ramos (Universidade do Minho), Dr. Francisco Machado (Instituto Superior da Maia), Dra. Armanda Matos (Universidade de Coimbra), Dr. Rolando Lalanda Gonçalves (Universidade dos Açores), Dr. Camilo Oliveira (coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária de Coimbra) e Dra. Fátima Gonçalves (presidente da CPCJ de Coimbra).

Pequenos e crescidos participaram ativamente nas dinâmicas desenvolvidas à volta da temática da coleção, partilhando experiências,  colocando questões sobre os riscos na Internet e tentando compreender o dilema da Marta:

“Este livro - Ameaça nas redes sociais! E agora Marta?” – conta-nos uma história. A história de Marta, uma menina de 9 anos, que tem um enorme desejo de ter, à semelhança das suas amigas, um perfil na rede social Facebook. A acompanhar Marta na aventura que ela inicia nesta história está Premika, uma androide futurista, que aparece sempre que uma criança se sente triste e precisa de ajuda.

Temos aqui vários ingredientes que fazem desta história uma história muito interessante e atrativa para as crianças. Uma situação vivida por muitas crianças – o conflito interno associado à decisão de abrir uma conta na rede social, contrariando as orientações dos pais, uma personagem Marta, com pensamentos, dúvidas, perguntas com quem as crianças facilmente se identificam, a Premika que traz a esta história uma dimensão de fantasia (como um amiga especial imaginária com quem a Marta pode falar e partilhar as suas preocupações e experiências), cheia de cores, movimento e eu diria mesmo efeitos especiais. É criado um ambiente muito interessante, povoado de imagens, de símbolos, muito característicos das experiências e do mundo das crianças, e que portanto se torna muito atrativo e facilita a sua identificação com as personagens.” Armanda Matos 

Para acompanharem um bocadinho das nossas “andanças”, no ano letivo de 2017/18, vejam a galeria de fotos.

Para mais informações, não se esqueçam de nos escrever para alerta.premika@iacrianca.pt
Bom Ano Letivo!

Abraços!


A Equipa da Premika





































Sem comentários:

Enviar um comentário